Prova social é definida como um fenômeno psicológico em que uma pessoa procura agir igual àquelas que estão ao seu redor. É a escolha de uma pessoa espelhando a escolha de outros.
Há dois principais motivos pelos quais somos influenciados pela Prova Social. O primeiro é que vivemos em uma sociedade. O segundo é que buscamos a aceitação social.
Isto significa que muito do que fazemos no nosso dia a dia é diretamente influenciado pela sociedade, incluindo nossa decisão de compra, hábitos de consumo, preferências e muito mais.
Queremos ser aceitos, queremos ser iguais. Não queremos ser estranhos no ninho, como se fôssemos pessoas alheias na sociedade em que vivemos.
Este é motivo suficiente para as empresas darem atenção à prova social. Isto pode fazer toda a diferença na hora de conquistar mais clientes e aumentar as vendas.
Mas o que é realmente a prova social? Como este comportamento pode ser aproveitado de forma prática nas estratégias de marketing digital das empresas?
Este artigo responderá estas e outras perguntas.
A prova social é definida como um fenômeno psicológico em que uma pessoa procura agir igual àquelas que estão ao seu redor. Ou seja, a escolha de uma pessoa espelha a escolha de outros. Este espelhamento tem como objetivo fazer a melhor escolha e demonstrar que a pessoa faz parte de um grupo.
Você ainda verá como este comportamento está diretamente relacionado com o aumento do número de clientes e conversões nas empresas.
Sabe aquela pessoa que diz que tem escolha própria, que nunca é influenciada por outros? Bem, as coisas não são tão simples assim.
A prova social está presente em nossa vida quer nos demos conta disso, quer não. Todos nós, em pequena ou grande escala, somos influenciados.
Um caso clássico da prova social na prática é o seguinte:
Uma pessoa sai para almoçar em um restaurante. De repente, ela se depara com dois restaurantes vizinhos: um está cheio e o outro, vazio. Na hora de tomar a decisão entre os dois, ela prefere o cheio. A conclusão é lógica: se está cheio é porque a comida, o preço e o atendimento devem ser bons!
Podemos citar outro exemplo: uma pessoa decide comprar uma Smart TV. Ela fica literalmente perdida entre tantas opções e preços. Um dos fatores que ajuda na escolha é ver as avaliações e comentários de outros usuários que já adquiriram o produto. Ao perceber que uma TV obteve diversas avaliações positivas e comentários favoráveis, a pessoa escolhe esta opção.
E por falar em avaliações e comentários, um estudo apontou que 61% dos clientes leem comentários antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Outra pesquisa mostrou que 92% dos consumidores avaliam pelo menos uma revisão antes de fazer uma compra.
Esta é a prova social na prática!
Agora que já vimos o poder deste fenômeno psicológico, chega o momento de ver maneiras de aplicar a prova social no marketing para aumentar as conversões.
Esta é uma das formas mais tradicionais de utilizar a prova social no marketing digital. Não é à toa que grandes marcas fazem uso frequente desta estratégia.
Os depoimentos se referem a comentários e avaliações.
Estes depoimentos trazem valor ao produto. Tiram dúvidas de clientes indecisos, dão detalhes sobre qualidade do produto, pontualidade na entrega, entre outras coisas.
Você pode incluir depoimentos nas páginas de vendas ou criar uma página exclusiva para eles.
Ainda falando sobre depoimentos, não podemos deixar de fora as avaliações de celebridades. E as celebridades podem ser pessoas relevantes apenas no seu mercado.
Seja por meio de depoimentos ou promoções pagas onde a celebridade utiliza o produto são formas de provar seu valor para o público-alvo.
Você possui um e-commerce? Neste caso, poderá criar uma seção de “produtos mais vendidos” que servem como prova social em seu site.
É importante que esta seção seja colocada em destaque, talvez na página inicial do site ou na barra lateral.
A seção “produtos mais vendidos” além de demonstrar que as pessoas estão comprando de você, também serve de inspiração para aqueles que estão em dúvida quanto ao que devem comprar.
Se sua empresa oferece uma solução para outras marcas, uma excelente prova social é a base de clientes B2B.
Esta prova social consiste em apresentar as logomarcas das empresas que utilizam sua plataforma.
Por exemplo, digamos que você ofereça um sistema de automação de e-mail marketing. Dentre sua base de clientes, quais são as marcas com nomes mais relevantes no mercado? Utilize estas empresas para demonstrar que muitos depositam confiança na sua solução.
No exemplo abaixo, vemos como a SendGrid, uma solução de entrega de e-mails, utiliza nomes relevantes dentre seus clientes como prova social.
Uma forma de colocar a prova social em suas estratégias é fazer um bom marketing de conteúdo com a ajuda de um blog.
Isto é importante por um simples fato: com um marketing de conteúdo top, as pessoas associam o nome da sua empresa com o produto/serviço que você oferece.
Você faz com que sua marca se torne referência e passa a ser uma autoridade no assunto.
Assim, sempre que seu produto for o tema de um assunto, o nome da sua empresa é associado.
Além disso, seu blog pode ser otimizado para a prova social. Isto é feito por adicionar botões de compartilhamento. Estes botões, por si só, são um incentivo para as pessoas compartilharem seu conteúdo.
Estudos de casos, também conhecidos como cases, são histórias de sucesso de clientes de sua empresa. Eles definem claramente os benefícios do produto ou do serviço oferecido.
Estudos de caso costumam ser lidos durante a fase de consideração no funil de compras. É quando eles comparam o que você e os concorrentes estão oferecendo.
Cases são poderosos influenciadores e são uma prova social de longa duração.
Mas eles precisam ser criados da forma correta. Estudos de caso não servem para fazer propaganda exagerada dos recursos do produto ou serviço. Em vez disso, os cases devem focar o cliente.
Para isso, mostre claramente os desafios e problemas dos clientes. Logo em seguida, mostre como sua solução foi utilizada. Por fim, apresente os resultados positivos.
Para cobrir todas estas etapas, não há necessidade de escrever um estudo de caso longo. Em vez disso, procure ser breve e objetivo. Assim, você não corre o risco de deixar os clientes entendiados com muitos detalhes desnecessários. Para saber mais, confira nosso guia sobre como fazer um Estudo de Caso.
O nome de sua empresa já saiu na mídia? Talvez sua marca tenha sido destaque em algum site de notícias, revista ou mesmo na TV. Ou pode ser que você já tenha participado de um podcast.
Se tiver citações positivas na mídia, não perca tempo: coloque-as no seu site.
Isto transmite autoridade e ajuda os clientes a depositarem confiança na sua marca. Citações na mídia são uma prova social de grande poder.
Existem muitos selos que servem como prova social e influenciam os clientes de forma positiva.
De modo geral, selos e certificações são conquistados com muito trabalho, estudo e dedicação.
Por exemplo, para agências de marketing digital, os selos de certificação do Google Partner comprovam a capacidade delas em promover anúncios com a melhor abordagem e visando os melhores resultados.
Além das certificações, os selos de segurança também são importantes, especialmente nos momentos próximos da conversão.
Por exemplo: na página de vendas ou na página do carrinho de compras, é importante apresentar selos de segurança que garantem a integridade dos dados dos clientes durante todo o processo.
Já mencionamos que as pessoas gostam de demonstrar que fazem parte de um grupo, fazendo as mesmas escolhas daqueles que estão ao seu redor.
Portanto, nada melhor do que apresentar números que demonstram quantos são aqueles que confiam na sua empresa.
Veja o exemplo do WordPress. Na página inicial, a empresa declara que 36% dos sites na internet utilizam WordPress.
Com tanta gente de peso fazendo uso desta solução, fica mais fácil optarmos por ela, não é verdade? É assim que o número de usuários funciona como prova social.
Existem muitos plugins que permitem o compartilhamento em redes sociais. Mas, outros dão um passo a mais e mostram quantas vezes seu conteúdo foi compartilhado.
Se você possui números expressivos de compartilhamento em redes sociais, poderá utilizar os contadores de ações sociais como prova social.
Isto pode estimular os visitantes do seu site a compartilhar seu conteúdo, confiantes de que ele é realmente bom. Afinal, se não fosse bom, não seria compartilhado tantas vezes.
Agora, se por acaso os números sociais da sua página estiverem baixos, é melhor não fazer uso deste recurso. Ele pode ter um efeito contrário.
As provas sociais são inúmeras. Na verdade, a quantidade de opções dependerá do seu produto/serviço, do seu ramo de atuação e das plataformas que você usa para promover sua marca.
Por exemplo, no site da Amazon, o selo “mais vendido” serve como poderosa prova social.
Assim, aquela pessoa que está em dúvida se deve ou não comprar um livro, ao perceber que se trata de um best-seller, poderá decidir rapidamente pela compra.
O que vimos neste artigo é que a prova social é real e de extrema importância para qualquer negócio.
Também vimos diferentes estratégias para utilizar este fenômeno psicológico em favor de sua empresa.
Agora, resta o próximo passo: começar a colocar estas estratégias em prática.
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