Acompanhamento de conversões do Google Ads – O que é e para que serve?

10/10/2022 by in category Conversão, Links Patrocinados tagged as with 0 and 7
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O que os visitantes fazem em seu site após clicar nos seus anúncios? Para descobrir a resposta, você pode usar o acompanhamento de conversões.

O acompanhamento de conversões é utilizado para medir os resultados dos seus anúncios no Google Ads.

Com essa ferramenta, você não fica no escuro. Por exemplo: imagine que você tenha um negócio e quer aumentar o número de ligações telefônicas. Você começa a anunciar no Google e, em determinado dia, recebe 50 ligações. Mas, agora surge uma importante pergunta: de todas estas ligações, quantas foram originadas a partir de cliques/toques nos anúncios?

Sem o acompanhamento de conversões, você ficaria no escuro e talvez até precisasse usar o “chutômetro”.

Mas com o acompanhamento de conversões, você sabe exatamente quantas ligações foram originadas a partir dos anúncios do Google.

Portanto, com base neste exemplo, dá para notarmos a importância do acompanhamento de conversões para quem anuncia sua empresa na internet.

Neste artigo, você vai saber mais detalhes a respeito deste recurso oferecido pelo Google Ads.

O que é conversão

Uma conversão é definida como a ação específica que você espera que o cliente realize em seu site, após clicar no anúncio. Por exemplo, esta ação de conversão pode ser uma venda, o preenchimento de um formulário, o download de um aplicativo, uma ligação telefônica e assim por diante.

O que é o acompanhamento de conversões

Com o acompanhamento de conversões você descobre se as pessoas que estão clicando nos seus anúncios estão realizando a ação de conversão que você espera delas.

Além disso, com esta ferramenta, você fica sabendo quais são as palavras-chave e anúncios que estão gerando mais conversões para você.

Por exemplo, suponhamos que você venda bolos pela internet e dê lances em duas palavras-chave: “bolos para festas” e “bolos para casamento”. Olhando os relatórios básicos do Google, você consegue facilmente identificar qual das duas palavras tem mais impressões e cliques. Mas, qual delas gera mais conversões?

É isso o que o acompanhamento de conversões te ajuda a descobrir. Basta colocar uma tag na página de agradecimentos, aquela exibida após a pessoa realizar a conversão, e a mágica está feita! Para saber como fazer isso, veja nosso guia passo a passo para instalar a tag de conversão.

Com estas novas informações, você pode realizar grandes descobertas. Vamos voltar novamente para nosso exemplo dos bolos de casamento. Analisando os resultados que o acompanhamento de conversões lhe traz, talvez você perceba que as pessoas que digitam “bolos para festas” não estão convertendo, ao passo que aquelas que pesquisam por “bolos para casamento” estão comprando de você.

Assim, o acompanhamento de conversões ajuda você a focar nas palavras-chave e anúncios que estão trazendo mais vendas para seu negócio.

Categorias de conversão

As categorias servem para descrever de forma mais detalhada as ações de conversão que você deseja acompanhar. Com isso, seus relatórios se tornam mais detalhados e relevantes.

Quando você cria o acompanhamento de conversões em seu site, é possível escolher as categorias de conversão.

painel com as categorias de conversão do Google Ads

No total, são 19 categorias de conversão diferentes, como “enviar formulário de lead”, “reservar horário”, “solicitar cotação” e muito mais. São diversas opções que refletem exatamente a necessidade do seu negócio e que facilitam a compreensão das métricas do funil de conversão.

Portanto, como vimos neste artigo, você não precisa ficar às cegas. O acompanhamento de conversões é praticamente um recurso obrigatório para quem quer realmente entender como os Links Patrocinados estão afetando o desempenho dos negócios.

Uma explicação bem simples do que é o acompanhamento de conversões pode ser vista no vídeo abaixo:

[vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=X8nRHsYChUY”]

Problemas no acompanhamento de conversões e os Lances Inteligentes

A gente sabe que os Lances Inteligentes usam conversões para aprendizado e para calcular os lances durante o leilão.

Mas imagine que aconteceu algum problema com o acompanhamento de conversão. Sem dúvida, isto afetaria os Lances Inteligentes.

Por exemplo, digamos que você removeu a tag de conversão de forma acidental e você ficou sem o acompanhamento durante alguns dias. O que isso causaria? Durante este período, o Google Ads não acompanharia as conversões. Visto que os Lances Inteligentes utilizam o número de conversões para aprendizado, estes dados incorretos afetariam o desempenho das estratégias e o valor dos lances.

Por isso, quando houver problemas no site ou falhas na tag de conversão, você precisa incluir este período nas Exclusões de Dados.

O que são as Exclusões de Dados do acompanhamento de conversões

As exclusões de dados é um recurso do Google Ads que instrui os Lances Inteligentes a ignorarem um período em que houve problemas com o site ou com a tag de conversão.

Para acessar essa ferramenta é muito fácil. Siga o passo a passo abaixo:

Clique em Ferramentas > Biblioteca Compartilhada > Estratégias de Lances.

passo a passo para acessar estratégias de lances

No painel à direita, clique em Controles Avançados.

Em seguida, clique em + Nova exclusão de dados.

exclusão de dados

Depois, você precisa inserir alguns dados básicos como nome da exclusão, descrição e o período que deseja excluir do aprendizado dos lances inteligentes.

exclusão de dados

Em seguida, selecione as campanhas (pesquisa, display e shopping) e os dispositivos para esse ajuste. Vale lembrar que as campanhas de vídeo e para apps não estão disponíveis para exclusão de dados.

Cuidado: usar a Exclusão de Dados com frequência ou selecionando períodos muito longos podem afetar de forma negativa os lances inteligentes.

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