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Como funcionam as estratégias de lances do Facebook

Quais são as opções de orçamento e lances no Facebook? Neste artigo, veja como aproveitar seu orçamento na rede social de acordo com os resultados esperados.

Quais as melhores estratégias para utilizar o orçamento do Facebook e obter resultados? Para responder esta pergunta, você precisa conhecer as estratégias de lances do Facebook.

Durante o processo de criação de suas campanhas publicitárias, você será guiado de forma bem simples em um passo a passo pelo gerenciador de anúncios.

Por isso, vamos apresentar os principais aspectos relacionados a orçamento e lances do Facebook que você precisa estar atento na hora de anunciar na rede social.

Antes, porém, cabe alguns conselhos úteis que você precisa ter em mente.

A importância do lance certo

Deseja que suas campanhas sejam lucrativas agora e no longo prazo? Então, trate seus lances com muita atenção e carinho. Lembre-se disso: um lance nunca pode ser superior ao valor da ação. Esta é a receita para manter a lucratividade.

Otimização automatizada vs controle

Você vai perceber que muitas opções do Facebook procuram encontrar as melhores oportunidades de menor custo para os resultados esperados. São as máquinas inteligentes trabalhando a seu favor.

Obviamente, este processo automatizado tira um pouco do seu controle sobre a forma como o orçamento é utilizado.

No entanto, se você desejar estabelecer restrições sobre como a plataforma utiliza seus gastos, isto é perfeitamente possível.

Agora que destacamos estes dois pontos, podemos passar para as opções de lance e orçamento, e o que significa cada uma delas.

Definindo seu orçamento e lances do Facebook

Ao criar uma campanha, você precisa definir qual seu objetivo de marketing. No nosso exemplo, vamos selecionar o objetivo Consideração > Tráfego.

objetivo anunciar no facebook

Na mesma tela, você verá a opção Otimização do orçamento da campanha.

orçamento da campanha facebook

Para que serve a Otimização do orçamento da campanha?

Esta opção serve para que você aproveite seu orçamento da melhor forma possível. Cada centavo é utilizado com o objetivo de encontrar as melhores oportunidades de resultados nos anúncios. Por isso, o nome “otimização”.

Mas, perceba que o nome desta opção se refere a “orçamento da campanha”. Isto significa que este orçamento é definido no nível das campanhas em vez de utilizado no nível do conjunto de anúncios.

Orçamento da campanha

São duas opções de orçamento no Facebook Ads:

1. Orçamento diário: É o valor que você deseja que o Facebook gaste por dia, enquanto sua campanha estiver rodando. Mas é importante lembrar que, escolhendo esta opção, pode ser que em alguns dias você gaste mais e em outros, gaste menos. O Facebook fará estes ajustes automáticos de acordo com as oportunidades que encontrar. Nestes dias, é possível que o Facebook gaste até 25% acima do orçamento diário. Mas fique tranquilo: ainda que haja estes ajustes, você manterá um orçamento diário médio. Se por acaso você não se sentir à vontade com a forma como esta opção lida com seu dinheiro, você ainda pode escolher o orçamento vitalício.

2. Orçamento vitalício: É o valor total que você deseja gastar em uma campanha. Escolhendo um valor vitalício, o Facebook Ads fará a distribuição deste valor total entre os dias em que a campanha estiver ativa. Assim, você não gastará mais do que o valor definido nesta opção. Mas isso não significa que o mesmo valor será gasto todos os dias. Por exemplo: se você definir um valor de R$ 300,00 por 3 dias de campanha, pode ser que no 1º dia seja gasto R$ 100,00. No 2º dia, o Facebook talvez gaste R$ 130,00 devido a excelentes oportunidades encontradas. Finalmente, no 3º dia, o valor gasto será de R$ 70,00.

Mais opções de lances do Facebook

Ainda na tela inicial, vemos o link “Mostrar mais opções”. Clicando aí, teremos as seguintes opções:

estratégia de lances do facebook

Estratégia de lances da campanha

Esta opção determina a estratégia de lance de cada conjunto de anúncios da campanha.

A estratégia de lance é a orientação geral utilizada pela rede social para utilizar o orçamento e obter resultados. A escolha de estratégia informa ao sistema como fazer os lances.

Os resultados são baseados na sua otimização para a veiculação de anúncios no nível do conjunto de anúncios.

As estratégias de lances do Facebook disponíveis são as seguintes:

  • Menor custo: Esta estratégia diz ao Facebook para dar lances de modo que você obtenha o custo mais baixo possível por evento de otimização, ao passo que gasta o orçamento até o final do dia ou durante a campanha. A estratégia de lance Menor Custo é indicada para gastar o orçamento com a maior eficiência possível.
  • Limite de custo: Esta estratégia apresenta o custo dos resultados que você considera importantes. Isso dá ao Facebook a possibilidade de oferecer o máximo de conversões possível. A rede social procura manter o valor médio apresentado por você ao buscar eventos de menor custo disponíveis. Ao passo que você aumentar o orçamento, o custo médio por evento de otimização pode aumentar.
  • Limite de lance: O valor máximo que pode ser gasto em um leilão. Esta é uma opção menos flexível, o que significa maior probabilidade de restringir a veiculação dos anúncios.

Programação de anúncios

É a opção que lhe permite programar anúncios para horas e dias da semana específicos. Se você não quiser programar seus anúncios, isto significa que eles serão veiculados o tempo todo.

A programação de anúncios só está disponível para orçamentos vitalícios.

Tipo de veiculação

Existem dois tipos de veiculação:

  • Padrão: esta é a opção recomendada pelo Facebook. Ela utiliza a regularidade para controlar os gastos, impedindo que o orçamento se esgote muito rápido.
  • Acelerada: a opção Veiculação Acelerada só está disponível se você selecionar a estratégia Limite de Lance. Ela pode ser a melhor opção se você tiver promoções sensíveis ao tempo. A veiculação acelerada foca a velocidade da entrega e não o valor. Por isso, é possível que o custo por resultado desta opção seja mais alto.

Depois de configurar esta etapa, você pode clicar em Configurar conta de anúncio para ser levado para a etapa seguinte.

Lances do Facebook na configuração do conjunto de anúncio

Após inserir as informações de sua conta (como país, moeda e fuso horário), chegamos à etapa da configuração do conjunto de anúncios.

Há diversas opções nesta tela, incluindo algumas relacionadas a custos e orçamento.

controle de gastos e otimização facebook ads

Otimização para veiculação de anúncio

A opção escolhida aqui afeta quem o Facebook deve selecionar para ver os anúncios. São estas as opções:

  • Visualizações de página de destino: pessoas com maior probabilidade de acessar e interagir com sua página de destino.
  • Cliques no link: pessoas com maior potencial de clicarem no link do anúncio.
  • Alcance único diário: exibe anúncios para as pessoas uma vez por dia, no máximo.
  • Impressões: exibe anúncios tantas vezes quanto for possível.

Controle de custo

Se um controle de custo não for definido, então, o sistema de anúncios procurará usar todo o orçamento e obter o máximo de resultados.

Se definir um controle de custo, você está dizendo ao Facebook em quais resultados o orçamento deve ser utilizado.

Programação

Na hora de configurar os lances do Facebook, nesta etapa você define a data de início e término da veiculação dos seus anúncios. Por exemplo, se você veicular uma campanha publicitária sazonal, pode utilizar seus dados internos para verificar quando começa e quando termina a demanda. Assim, pode veicular a campanha somente neste período.

Caso estas datas não sejam configuradas, então, os anúncios serão veiculados continuamente durante a campanha.

Limites de gasto do conjunto de anúncios

Forneça um limite mínimo ou máximo para controlar seus gastos com este grupo de anúncios.

Se você utilizar a otimização do orçamento de campanha (já mencionada), é recomendado utilizar a menor quantidade de restrição de gastos. Isto é feito para manter a flexibilidade dos gastos.

Para ter controle sobre seus gastos, caso tenha ativado a otimização do orçamento de campanha, é recomendado utilizar o Controle de Custos.

Quando a cobrança será feita

Aqui você deixa claro para o Facebook quando você paga pelos anúncios. São as ações do usuário que debitam valor do seu orçamento. Estas ações dependem da meta selecionada.

Por exemplo, algumas metas de otimização permitem que você pague sempre que seu anúncio for exibido, ou seja, por impressão.

Mas outras metas permitem selecionar outras ações, como cliques no link ou assistir a um trecho do vídeo.

Mas, o Facebook avisa que, se você criou uma nova conta de anúncios, deve gastar pelo menos US$ 10 em cobrança por impressões antes de poder mudar para ser cobrado por outra coisa. Este gasto mínimo é exigido para garantir a integridade das novas contas de anúncios.

Concluindo

Agora que conhece as estratégias de lances do Facebook, você pode passar para a próxima etapa e começar a criação dos seus anúncios.

Para isso, conheça esta plataforma publicitária: o Gerenciador de Anúncios do Facebook.